quinta-feira, 26 de julho de 2007

Ave! Torga


No próximo 12 de agosto se completará o centenário de nascimento do Dr. Adolfo Correia da Rocha, brilhante médico, porém mais conhecido como brilhante escritor, Miguel Torga. Dr. Miguel Torga se aventurou por tudo quanto é gênero literário, porém merecem mais destaque seus contos e romances. Mais ainda os contos. Os obscuros e fantásticos Contos da Montanha, frios, gelados, lúgubres Contos de uma Montanha metafísica às margens do Douro.

Torga até se aventurou no Neo-Realismo com seu romance Vindima, digamos que para se afastar do "formalismo" estético do presencismo, mas não encontrou raízes perpétuas no neo-realismo. Torga foi um autor único em Portugal, um escritor que esperava encontrar explicação para a angustiante condição humana, por isso a metáfora da montanha, como diz Massaud Moisés, "Miguel Torga é sempre o mesmo homem de pés fincados na terra transmontana".

Autor que, como Vergílio Ferreira, não encontrou ecos dentro da literatura portuguesa do século XX. São casos isolados. Cada um a seu próprio modo.

Ave! Torga!!

Nenhum comentário: