quinta-feira, 26 de julho de 2007

Távola Redonda


A Revista Távola Redonda foi publicada pela primeira vez em 11 de janeiro de 1950, em Portugal. Seus principais editores e colaboradores eram António Manuel Couto Viana, David Mourão-Ferreira e Luiz de Macedo. Em conferência, António Manuel Couto Viana refere-se ao título da revista:

"sendo a mesa lugar para comunhão de espíritos, eis que ela se pode identificar com a Poesia que se deseja alta e fraterna. Assim o julguei eu, quando escrevi o poema intitulado Távola Redonda - precisamente o nome com que baptizei uma revista de poesia..."


E assim teve início uma revista que teve como objetivo principal revelar novos poetas portugueses. Havia entre os idealizadores da revista, uma proposta teórico-poética decorrente da própria consciência poética e crítica. Alguns dos aspectos principais eram a busca do poético, a consciência da forma, a revalorização do mito, o voltar-se com exclusividade para o lirismo.

Távola Redonda foi tema de estudo da tese de doutorado do Prof. Jayme Ferreira Bueno, o qual publicou sua tese em forma de livro, intitulado Távola Redonda - Uma experiência lírica, em 1983.

Prof. Jayme e eu tivemos uma convivência direta de 1 ano, durante a graduação em letras na pucpr. Seu livro nunca deixou de me acompanhar desde então, o que me levou a ministrar uma oficina de poesia na Fundação Cultural de Curitiba, no dia 22 de março de 2006, cujo o título era O eu-poético e a figura do poeta - Construção e desconstrução em Fernado Pessoa e David Mourão-Ferreira.

Portanto, esse blog é uma homenagem à Revista Távola Redonda e ao Prof. Jayme Ferreira Bueno.

4 comentários:

Giuliano Gimenez disse...

Gostei da sinceridade à revista e ao professor. Realmente tem professore que marcam a gente. profunda, estética e intelectualmente.
o que seriam de nós sem esses caras?

raquel disse...

Valeu, Daniel, muito bacana! Agradeço pelo meu paí. E um grande abraço ao Giuliano!

Cigano Manolo disse...

Gostaria de agradecer ao nosso amigo Daniel pelo apoio e divulgação do trabalho de meu ilustríssimo avô.

Devo dizer que com esta sua iniciativa, Daniel, meu avô se empolgou e criou também um blog ...

segue o link: http://jaymebueno.blogspot.com

Comentários serão sempre bem-vindos !

¡Olé!

Daniel Osiecki disse...

Raquel e Cigano Manolo (gostei do nick!), o Prof. Jayme foi, e continua sendo, uma grande influência para mim. É uma honra pra mim postar seus textos aqui.Com certeza visitarei seu blog. Um grande abraço aos dois.